O que estou lendo

domingo, 14 de novembro de 2010

Consumismo exagerado...



Saudações

Bom, amanhã vai ser o típico dia para uma mestranda que já modificou novamente o seu tema da dissertação, ou seja, FERIADO = ESTUDAR.
Mas, para me preparar para esse dia, nada melhor do que um filme com alguma crítica ao sistema.
Depois de pensar sobre a ditadura da beleza, nada melhor do quer falar sobre consumismo exagerado.

Por que vc consome? Já parou para pensar nisso? Em que momento vc desata a usar o cartão de crédito? Vc precisa realmente de tudo o que compra?
A questão central do marketing é gerar necessidades. Meu marido estava em uma reunião do emprego, em que o palestrante disse que, 20% das compras de carro estão relacionadas a um item muito importante na propaganda... tente adivinhar|: o carro? Não, tente outra vez.... a sensação de liberdade dirigindo o carro? Não, vc errou.... nada? Ok, vamos lá: AO CACHORRO! Ele me disse que o pessoal deu risada, aliás, tenho que achar esse dado, se quiser me ajudar! *obrigada*, mas ao cachorro!!! Ele nem dirige! Mas assim como o carro, mexe em uma questão de desejos da infância... se bem que aqueles labradores são lindos!
CONSUMO, é disso que estou falando! Por que compramos? Em inglês tem uma expressão que significa isso: shopaholic *shop-compras e aholic- deriva de alcoólico* como workaholic *pessoa viciada em trabalho*. Final de ano, os apelos comerciais começam...
13º. Serve para? Se vc responder comprar, assim como eu, reveja os seus conceitos!
Quão shopaholic vc é? Um dia eu escutei que *uma dessas vozes que fazem parte de nossa própria voz*, “ que saber o que é importante para vc? Descubra com o que mais gasta.”
Comprar é bom, porém pode ser nocivo. Quantas dívidas entramos sem pensar, só porque o cartão mágico que nem precisa de dinheiro está em suas mãos. É essa sensação de “não estou gastando dinheiro porque o dinheiro ainda está na minha carteira” é que engana, depois que vem a fatura, ai vc percebe que estar de volta ao passado com o Deloryan não seria má ideia.

Sobre isso, sugiro um filme: Os delírios de consumo de Becky Blomm (Confessions of a shopaholic), baseado no livro de Sophie Kinsella se vc gosta de comprar, mas se sente mal depois, é para vc! É uma comédia romântica q  eu retrata bem o mundo em que vivemos. Ele me fez pensar, pense você também!!

Bom feriado! Lembre-se, você pode escolher, por isso vivemos em uma República!

2 comentários:

  1. Ah que legal!
    Vou add o seu blog
    Saudades de vcs!

    ResponderExcluir
  2. Impressionante, refletir, algo muito positivo, estou fazendo um trabalho em vídeo sobre esse assunto, e pelo jeito as suas idéias estão no ponto certo.
    Darei os créditos a você...

    ResponderExcluir